quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Visita

A Bioflora recebeu a visita do biólogo Martín Gonzalo Sirombra, entre os dias 25/09 a 11/10. Martín veio a Piracicaba através do "Programa de Intercâmbio AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevidéu". A AUGM consiste em um programa de mobilidade estudantil do grupo Montevidéu, envolvendo docentes e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. O objetivo do programa é contribuir para o  fortalecimento e consolidação da educação superior da região, bem como na consolidação da investigação científica e tecnológica das 22 universidades envolvidas. (http://vivendointercambio.wordpress.com/augm/)
O Prof. Martín trabalha com matas ciliares na Argentina, mas afirma que não há ainda iniciativas de restauração ecológica em seu país. Portanto ele veio aprender mais a respeito e conhecer os projetos desenvolvidos e/ou em desenvolvimento pelo LERF (Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal).
Em sua estadia em Piracicaba, Martín palestrou sobre: "Metodologia para avaliação da qualidade ecológica das matas ciliares em florestas subtropicais de montanha. Proposta de gestão ambiental. Tucumán, Argentina". Ele também desenvolveu outras atividades e conheceu diversos grupos que atuam em restauração e assuntos relacionados à conservação,que são desenvolvidos pelo LERF, entre outros. Em visita ao Viveiro Bioflora, o biólogo conheceu a tecnologia de produção de sementes e mudas nativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário