sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia da árvore

No Brasil, no dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, devido à véspera da chegada da primavera. A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra, frutos, ajuda a manter a umidade do ar, diminui a poluição, protege o solo das matas ciliares contra a erosão, entre outros benefícios.

Este ano, a Bioflora já produziu aproximadamente um milhão e 500 mil mudas de diversas espécies. Para se ter uma ideia, com está quantidade já produzida seria possível restaurar uma área de aproximadamente 750 hectares (hectare= 10.000m²) ou 1500 campos de futebol. Anualmente o Viveiro Bioflora produz mais de quatro milhões de mudas.


A população em geral deve valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, com o reflorestamento e a arborização urbana, principalmente em tempos como estamos, de aquecimento global. O homem precisa ter consciência de que plantas são seres vivos e que levam algum tempo para se desenvolverem.

A produção de mudas nativas demanda uma grande oferta/produção de sementes florestais nativas, sementes oriundas de fragmentos florestais, estimulando assim, a conservação destes fragmentos, muitos deles dentro de propriedades particulares, ou comunidades locais. Esta produção de mudas florestais nativas incentivam a geração de renda, possibilitando que muitas famílias tirem sua renda através da coleta e beneficiamento das sementes utilizadas na produção das mudas.

Em 2012 o Viveiro Bioflora já utilizou mais de 750kg de sementes florestais nativas para a produção das mudas, colaborando para melhoria da qualidade de vida e um mundo melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário