quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Módulo VIII


A Bioflora agradece a oportunidade de ter realizado o Módulo VIII - Monitoramento de áreas em restauração, no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica, localizado em Itú-SP, nos dias 14 e 15 de setembro, com 34 participantes.

A parceria com a SOS Mata Atlântica é uma satisfação, pois partilhamos de objetivos comuns, fomentando e experimentando a criação de tecnologias da restauração ecológica.



“A ideia de organizar o curso de Monitoramento de Áreas em Restauração, promovido pela BIOFLORA, em Parceria com o LERF da ESALQ/USP no Centro de Experimentos Florestais da SOS Mata Atlântica foi excelente, pois estamos considerando esse curso como o primeiro movimento no sentido de efetivarmos num futuro próximo, uma parceria da SOS Mata Atlântica, BIOFLORA, LERF (ESALQ) e LASTROP (ESALQ) de capacitação em restauração ecológica, usando o Centro Experimental de Itú (SP), como a estrutura física sustentadora dessa capacitação, já que nesse centro temos vários experimentos de restauração sendo conduzidos, gerando muito conhecimento científico nesse tema, que poderão ser testados e demonstrados nesses cursos. Essa capacitação inicial seria através de cursos esporádicos, como esse que ocorreu nessa semana, evoluindo num futuro próximo para o oferecimento regular de cursos de Pós Graduação “senso amplo” (Especialização) em Restauração ecológica e depois evoluindo para um Programa de Pós Graduação “senso estrito” de Mestrado Profissionalizante em Restauração Ecológica, sendo que nenhum deles precisa ser extinto para dar origem ao seguinte. Tanto na Especialização, como na Pós Graduação, outros centros de excelência em Restauração Ecológica do Estado de São Paulo, do Brasil e até do exterior serão convidados para participarem dessa parceria e do desafio de capacitação. Entendemos esse como o futuro desafio de atuação da SOS MA em Restauração Ecológica, já que a prática da restauração no campo está bem equacionada na Instituição.”
Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues (LERF/ESAL/USP).

“Foi uma excelente ideia realizar o curso de Monitoramento de Áreas em Restauração, promovido pela BioFlora, no Centro de Experimentos Florestais da SOS Mata Atlântica. Foram dois dias de completa imersão no tema, intercalando aulas teóricas, trabalhos de campo e análise de dados no anfiteatro do próprio Centro, sempre contanto com a intensa participação dos envolvidos no curso. O fato desse curso ter sido realizado no Centro de Experimentos permitiu a criação de uma atmosfera muito favorável ao aprendizado, pois a grande diversidade de situações de restauração serviu como um laboratório vivo para que os alunos vivenciassem diferentes desafios para a restauração e também para desenvolver o raciocínio crítico tão necessário para interpretar os dados gerados pelo monitoramento. Concluindo, considero que o curso foi um sucesso e faço votos de que sirva de estímulo para outros cursos dessa natureza sejam realizados nessa parceria.
Prof. Dr. Pedro H. S. Brancalion (LASTROP/ESALQ/USP).

Foi um imenso prazer poder, mais uma vez, contar com a parceria da SOS MA nos vários trabalhos que desenvolvemos juntos. A possibilidade de fazermos o módulo de monitoramento do Curso de Tecnologia da Restauração da Bioflora  no Centro de Experimentos Florestais da SOS MA nos permitiu, não só utilizar a excelente estrutura disponível para a parte teórica, mas também estudar as várias áreas restauradas ao longo dos anos dentro da fazenda, fator fundamental para desenvolvimento deste trabalho de monitoramento. Como bônus, ainda ganhamos a simpatia e a hospitalidade da equipe SOS.”
Dr. André Nave (BIOFLORA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário